O ciclo diocesano de estudos Bíblia e Teologia Cristã abre o ano letivo de 2018-2019 com duas disciplinas: A comunidade dos santos: escritos de Paulo, lecionada pelo Padre Gonçalo Diniz; e Creio em igreja: eclesiologia em perspetiva, lecionada pelo Padre Jorge Guarda. As propostas formativas procuram oferecer um itinerário pelos escritos de S. Paulo, que de forma exímia compreendeu o mistério da igreja, e e estabelecer os elementos essenciais da eclesiologia cristã.

As aulas têm início em outubro, no dia 11, quinta-feira, e terão um ritmo semanal. A disciplina do Padre Gonçalo Diniz será orientada entre as 19:15 e as 20:45, enquanto o Padre Jorge Guarda leciona entre as 21:00 e as 22:30. Toda a calendarização está já disponível.

As inscrições podem ser feitas junto da secretaria do Centro de Cultura e Formação Cristã ou pelo email cfcleiria@gmail.com.

A comunidade dos santos: escritos de Paulo

Gonçalo Diniz será o docente a conduzir os alunos pelas páginas do teólogo Paulo de Tarso. A identificação das comunidades a quem Paulo escreve como “comunidades de santos” diz já muito sobre o que Paulo entende ser a igreja, corpo de Cristo. Percorrer os escritos de Paulo é caminhar pelos alicerces da auto-compreensão eclesial dos discípulos de Cristo.

Creio em igreja: eclesiologia em perspetiva

Jorge Guarda orienta-nos pelo mistério da fé e do disimulado vivido em igreja no mundo que é o nosso. Chamada a chegar às periferias, a igreja é sinal e semente do Reino. Mas não é autorreferente. É na medida em que se assume como sinal, sacramento, que chega a ser proposta de vida para o mundo.

Bíblia e Teologia Cristã

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>