A sociedade em que vivemos acentua as diferenças de cultura e dos sistemas de valor de pessoas e grupos. Por vezes, entre os próprios cristãos, pairam ventos de desânimo que semeiam cansaço nos corações e nas mentes. Os discípulos de Jesus, acreditam que o Evangelho é fonte de esperança e de renovação para a sociedade.
Deste modo, a exortação que a todos dirige o Apóstolo S. Pedro continua atual: Hoje, talvez como nunca, somos convidados a estar dispostos e prontos a dar razão da nossa esperança.
Nas múltiplas atividades que exercem, inseridos no âmago de muitos problemas do mundo e nas dificuldades da vida de todos os dias, os fiéis leigos, expostos a muitas perturbações e sofrimentos, estão empenhados na transformação deste mundo, e são chamados a unir o seu talento pessoal e as suas competências, ao testemunho claro da sua fé em Jesus Cristo.
Tudo isto reforça a necessidade de uma formação integral, adequada e permanente, que ilumine e estimule à ação. Acreditamos que a Escola Diocesana Razões da Esperança, que agora propomos, será um bom contributo nesta linha.

Descrição e programa
A Escola Diocesana Razões da Esperança nasce da coordenação de esforços e da colaboração de vários serviços e movimentos diocesanos, voltada para a formação.

Horário e local
Decorre no Seminário de Leiria, com um ritmo quinzenal, às terças-feiras, das 21h00 às 23h00.
21h00 às 21h50: Curso básico de iniciação à reflexão teológica e pastoral.
22h00 às 23h00: Formação ministerial.

O funcionamento do Curso Básico de Iniciação à Reflexão Teológica e Pastoral da Escola Diocesana Razões da Esperança está previsto para três anos, num total de 6 disciplinas2 em cada ano, lecionadas rotativamente:
Ler o Antigo Testamento Hoje
Perspetivas do Novo Testamento
Deus e o Homem
Cristo: Deus e homem
Igreja e Missão
As Celebrações da Fé

Além das disciplinas do curso básico foram sendo introduzidas outras que abordam temas variados e complementam a formação do curso básico.

Certificação e avaliação
Quem frequentar pelo menos 75% das aulas dadas pode, se o desejar, receber um certificado de frequência.
O certificado de aprovação numa disciplina concede-se a quem frequentar pelo menos 75% das aulas dadas e tiver aproveitamento positivo na mesma, de acordo com os critérios de avaliação apresentados pelo professor.
diploma final da Escola Diocesana Razões da Esperança concede-se a quem completar com aproveitamento as seis disciplinas do curso básico de iniciação à reflexão teológica e pastoral.

Matrículas
Fazem-se no início do Semestre, em impresso próprio.
Podem matricular-se pessoas maiores de 16 anos.

Locais
As matrículas fazem-se no CFC, nos Secretariados envolvidos ou nos locais do curso.

Entregar com a ficha de matrícula
10,00 € por semestre.

Organização
. Centro de Cultura e Formação Cristã
. Serviço Diocesano de Catequese
. Serviço de Pastoral Litúrgica e Música Sacra
. Serviço Diocesano de Pastoral Juvenil
. Movimento dos Cursilhos de Cristandade