Atenta às condições do nosso tempo, a Igreja é continuamente chamada a cuidar  da formação dos seus membros; neste contexto, cada Instituto de Vida Consagrada tem uma responsabilidade primária e inalienável no que diz respeito à própria identidade. A formação é indispensável para que se realize o processo de identificação com o carisma próprio, e é necessária quer para o amadurecimento pessoal dos membros de cada Instituto, quer para viver e atuar na Igreja e no mundo (cf. Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Instrução, 8/12/1998).
No nosso tempo a vida religiosa adquiriu uma consciência muito profunda da singularidade própria de cada carisma e do seu papel específico na Igreja, mas também das tarefas comuns aos vários Institutos. Neste sentido, a colaboração e solidariedade entre Institutos, que se baseia na riqueza e vitalidade de cada um, torna-se fecunda porque os vários carismas se completam e iluminam mutuamente pelo confronto e partilha, na fraternidade.
A formação que designamos de Iniciação Teológica para Noviciados (ITN) pretende ser uma primeira introdução ao conhecimento da teologia e orientar para a reflexão e o estudo aprofundado e atualizado sobre a Vida Religiosa. É um plano de formação em dois anos, para jovens que realizam o noviciado para a Vida Religiosa.

Destinatários
Noviças

Objetivos
O objetivo é proporcionar às jovens que se preparam para a Vida Religiosa uma abordagem teológica não só da vida consagrada mas de alguns aspetos centrais da fé cristã. Mais do que um curso sintético de teologia é sobretudo uma seleção dos aspetos considerados centrais para pessoas que necessitam de um primeiro nível de formação teológica.

Local
O curso decorre em Fátima (alternadamente na casa das Irmãs de uma das congregações aderentes).

Estrutura do Curso
O curso é lecionado em 4 semestres, a um ritmo de 2 disciplinas por semestre, num total de 8 disciplinas. A estas, acrescem duas disciplinas oferecidas em regime intensivo.

Plano do Curso
. Antigo Testamento
. Novo Testamento
. Introdução ao Mistério de Cristo
. História da Igreja
. Antropologia Teológica
. Teologia da Vida Consagrada
. Teologia da Vida Consagrada II.
. Introdução à Ética Teológica
. Introdução aos Sacramentos
. Eclesiologia