Em 28 de Agosto de 1983, por iniciativa do P. Rogério Pedro de Oliveira, e por decreto de D. Alberto Cosme do Amaral, é instituída na Diocese de Leiria-Fátima a Escola de Formação Teológica para Leigos (EFTL). Esta pretendia dar resposta aos pedidos de uma formação teológica inicial dos leigos empenhados na vida paroquial e dos líderes dos movimentos, e assim aconteceu.

No ano 2000, na sequência da proposta da Segunda Assembleia Sinodal do Sínodo Diocesano é criado o Centro de Formação e Cultura (CFC), com o fim expresso de assumir e alargar as funções da EFTL, tornando-se um centro congregador da formação teológica e pastoral de leigos e da pastoral da cultura na Diocese, em articulação com os serviços diocesanos de pastoral. Na sua criação, estabeleceu-se que as propostas formativas deste Centro deveriam ir ao encontro da necessidade de proporcionar formação teológica aos que desejam aprofundar a sua fé, em conjugação com o seu nível cultural e com as atividades da vida, nomeadamente profissionais e familiares, formação ainda mais urgente para os que assumem responsabilidades pastorais.

No ano académico 2007-2008 surge a Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), uma proposta organizada pelo CFC e pelos vários serviços de pastoral (Catequese, Liturgia, Juventude, Cursistas) vocacionada para a formação teológica e pastoral dos cristãos, associando assim a formação geral teológico-pastoral, à formação específica, dependente da missão pastoral que se exerce em cada comunidade.

Pouco antes da criação da EDRE, o CFC havia-se associado a um grupo de noviciados para oferecer um curso de iniciação teológica para noviços/as, em Fátima, perdurando esta parceria até ao ano académico 2018-2019.

No ano académico 2015-2016, com o objetivo de destacar o caráter específico da formação oferecida no Centro, este passou a designar-se de Centro de Cultura e Formação Cristã.