Cristologia e Sacramentologia serão as ofertas formativas do 2º semestre do Curso Geral de Teologia do CFC.
A disciplina de Cristologia será lecionada pelo Dr. Luís Inácio João, à segunda-feira, das 19h15 às 20h45. A apresentação do curso indica que «volvidos dois milénios, a figura de Jesus Cristo continua a suscitar fascínio ao mesmo tempo que levanta questões infindáveis. Esse homem histórico, fez propostas que marcaram definitivamente o pensamento, a ética, a própria linha da história. Quantos o seguem continuam hoje a encontrar o mistério insondável de Deus que, no seu Filho feito homem, se entregou até à morte e ressuscitou para salvação de todos. A cristologia procura penetrar o mistério de Jesus que, entrando na nossa história, dá aos que o recebem e n’Ele creem poderem tornar-se filhos de Deus.
O curso de Sacramentologia terá por docente o Doutor Carlos Cabecinhas, e será lecionado à quarta-feira, das 21h às 22h30. A centralidade dos sacramentos na vida cristã é sublinhada no sumário da disciplina: «Os Sacramentos são estruturantes da vida cristã. De facto, somos cristãos porque um dia nos trouxeram à igreja e fomos batizados, depois confirmados; como cristãos, aproximamo-nos da Eucaristia, sacrifício de Cristo e banquete celeste, que alimenta continuamente essa vida, iniciada no Batismo. Porque imperfeitos e limitados, sempre sujeitos a desviarmo-nos do caminho de salvação que Deus nos aponta, encontramos na Reconciliação a purificação das nossas faltas e o restabelecimento da nossa relação com Deus, com os outros e connosco próprios. Os Sacramentos são presença e referência fundamental para a vida cristã. Neste curso inclui uma dupla perspetiva: teológica e litúrgica. Haverá uma introdução geral e depois o estudo de cada um deles.»
Já a oferta de Formação Complementar será dedicada ao tema «Aspetos jurídicos do Matrimónio Católico», lecionada pelo Dr. Fernando Varela. O curso deverá desenvolver a importância do direito matrimonial: «O Concílio Vaticano II recorda-nos que o matrimónio católico (canónico), visto como uma realidade vivencial, tem uma natureza ao mesmo tempo humana e divina e nasce da livre decisão dum homem e duma mulher, que se comprometem mutuamente a viver em íntima comunidade conjugal e familiar e a buscar nela a felicidade e o bem-estar próprios e da comunidade em que se inserem. Daí o seu carácter duplamente institucional e sagrado. Este curso propõe aprofundar os aspetos jurídicos do matrimónio católico que, gerado pelo pacto entre duas pessoas livres, cria vínculos – direitos e deveres – entre os cônjuges, vínculos esses que, por sua vez, produzem relações de justiça e devem ser protegidos e regulamentados por normas e leis. Daí a necessidade e a razão de ser do Direito Matrimonial.»