A Escola Diocesana Razões da Esperança prepara-se para abrir o segundo semestre, a 10 de fevereiro de 2015, com duas ofertas formativas, na primeira hora de formação comum, e múltiplas ofertas, na segunda hora de formação específica para cada ministério ou departamento de pastoral. A escola funcionará, como habitualmente, quinzenalmente às terças-feiras, das 21h às 23h.

Na primeira hora será oferecida a disciplina As celebrações da fé, que pertence ao curso base e será lecionada pelo Doutor Marco Daniel Duarte; como disciplina complementar, preferencialmente para os alunos que tenham já terminado o curso base, haverá em alternativa a disciplina Vocação e vocações, lecionada pelo Pe. André Batista.

Na apresentação da disciplina As celebrações da fé, Marco Daniel Duarte indica que, “fortalecida com o fruto mais excelso do Ressuscitado, a partir do dia de Pentecostes a Igreja não mais deixou de cumprir a determinação do Seu Senhor: orar sem cessar (cf. 1 Tess. 5, 17). Convencidos de que a fé cristã não pode ser vivida isoladamente, os cristãos reúnem-se, desde os tempos da nova criação, para celebrar em comunidade a obra salvífica de que são parte integrante. Os cristãos do século XXI, ao celebrarem o seu Senhor, beneficiam de uma Liturgia renovada, porquanto, de uma forma bem explícita, a oração oficial da Igreja dimana da ação redentora do mistério pascal de Cristo, única verdade celebrada quando, em Seu nome, se reúnem dois ou três (cf. Mt. 18, 20).”

Já André Batista apresenta assim a disciplina Vocação e vocações: “A palavra vocação é frequentemente usada no contexto eclesial para referir aqueles homens ou mulheres que sentem uma voz misteriosa que os chama a uma missão especial: padres ou consagrados. Mas a grandeza, a riqueza e a beleza da vocação aplica-se a todos os seres. Deus ama todo e qualquer ser humano, estabelecendo com ele um diálogo (chamamento – resposta) para lhe dar a conhecer qual o seu papel na história da salvação. Quem consegue compreender este dinamismo de escutar a voz de Deus e se deixar guiar por ela, encontra a sua vocação: compreendeu que a felicidade é um caminho de opções, tomadas em diálogo com Deus.”

Na segunda hora, a oferta formativa está a cargo dos diferentes serviços de pastoral, havendo diversas iniciativas para catequistas, para os diferentes intervenientes da pastoral litúrgica (leitores, ministros da comunhão, cantores…), para animadores vocacionais, formação para cursistas, e ainda a oferta de uma sessão de lectio divina.

As inscrições estão já abertas.

Aqui encontra o regulamento do curso.

Escola Razões da Esperança