Jovens convidados a intervirem na sociedade e na Igreja

O Fátima Jovem’14, organizado pelo Departamento Nacional de Pastoral Juvenil (DNPJ), reuniu mais de 4000 em Fátima, este fim-de-semana (dias 3 e 4 de maio), e cumpriu o objetivo de ser um momento de troca de experiências e vivências entre os jovens que nas suas dioceses, movimentos e grupos peregrinam no espírito das Bem-Aventuranças.

Formação e debate, oração e reflexão, partilha e animação caracterizou a Peregrinação Nacional dos Jovens a Fátima que os alertou e convidou à participação ativa em acções sociais.

Pe. Eduardo Novo, diretor do DNPJ, referiu que «os jovens vivem este novo Pentecostes». «Vir ao Fátima Jovem é crescer na devoção mariana, aprofundar a nossa identidade de cristãos, de pertença e identidade como comunidade, família. Respondemos como Maria ao convite vocacional de Deus.Respondemos “Sim”, não vamos parar. Ecoe em nós esse refrão “a minha força és Tu” Desafiou ainda os jovens a marcarem a diferença, a creditarem e a confiarem, a olhar para o futuro com esperança “Não deixeis que vos roubem a esperança”.

Depois de uma caminhada de cinco quilómetros, com a mensagem de Fátima e as Bem-Aventuranças, vindos dos quatro pontos cardeais, deu-se o Grande Encontro, na Praça Luís Kondor, um momento animado pela banda do Movimento Juvenil Salesiano.

Todos juntos, com a Cruz da Evangelização, entregue ao continente europeu por S. João Paulo II na JMJ de Buenos Aires’87, peregrinaram e animaram as ruas de Fátima até ao Santuário da Cova da Iria. Já no Santuário, os jovens sentiram o impulso de saudar também São João Paulo II antes de se dirigirem para a Capelinha para saudar a Mãe.

Temas sociais: A participação activa dos jovens na sociedade e estreia nacional do filme «O Meu Bairro»

O DNPJ privilegiou a temática social apelando a mais acção, intervenção e voluntariado por parte dos participantes do Fátima Jovem’14 destacando o programa «Uma só família humana, alimento para todos», da Cáritas Internacional, e com a exibição do documentário «O Meu Bairro», uma estreia Nacional

O tema da pobreza nas Bem-Aventuranças esteve presente neste documentário – «O Meu Bairro» – que revela o trabalho dos religiosos do Instituto Missionário da Consolata (IMC) que todos os dias respondem aos desafios e problemas sociais/culturais da comunidade do bairro do Zambujal, na Amadora arredores de Lisboa.

No final, houve um momento de conversa moderada pelo Padre António Fernandes, Provincial do Instituto Missionário da Consolata, com Bernard Obiero e Tomas, dois jovens que trabalham no bairro e Inês Leitão, uma das autoras do documentário.

“Trouxeram as chaves de sua casa na missa e ofereceram-nas aos Missionários para que entrassem sempre nas suas casas”, testemunhou o Padre António Fernandes sobre a entrada na congregação no bairro há uns anos atrás.

Como objectivo, esta acção pretende jovens cada vez mais empenhados na mudança activa da sociedade com valores cristãos perenes, que ultrapassam a esfera do supérfluo, do instantâneo e do momento passageiro.

O DNPJ, em parceria com a Cáritas Portuguesa, através de uma oração e campanha destacou também a campanha internacional de luta contra a fome “Uma só família humana, alimento para todos”.

Esta campanha apresentada no Dia Mundial dos Direitos Humanos, no final de 2013, “tem por objetivo o combate à fome (o seu fim em 2025) e ao desperdício alimentar, mas também alertar para o respeito inalienável pelo direito à alimentação”.

Oração, vigília/reflexão e música cristã na noite de sábado

O programa do Fátima Jovem’14 convidou os peregrinos das Bem-Aventuranças a participarem em três momentos distintos, cada um num lugar diferente apropriado ao seu objetivo: a oração, a vigília/meditação e a música cristã.

Depois de participarem na recitação do Terço/Procissão de Velas, na Capelinha das Aparições, e do momento de Adoração/vigília – «Viemos adorá-Lo» – na Basília da Santíssima Trindade que apelou/convidou ao encontro com Jesus e destacou à importância desta descoberta, os jovens assistiram ao concerto da Banda Jota que fez estremecer o auditório do Centro Paulo VI.

A banda da diocese da Guarda criou o hino do «Fátima Jovem’14» e apresentou o mais recente álbum – “Não vou parar” – com treze temas que remetem os ouvintes para episódios do Novo Testamento e atitudes cristãs no século XXI.

Domingo: Encontro com Maria, a atualidade do Evangelho e o envio

No domingo, o programa do Fátima Jovem’14 e o programa das celebrações do Santuário da Cova da Iria foi o mesmo. O Santuário acolhe e os jovens dinamizam e participam ativamente no rosário, na procissão e na eucaristia com os demais peregrinos que como os discípulos de Emaús (Lc 24,13-35) caminharam ao encontro de quem lhes aquece o coração.

D. Ilídio Leandro, vogal da Comissão Episcopal do Laicado e Família, onde está inserido o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, presidiu à celebração no recinto do Santuário e interpelou os jovens à luz do Evangelho.

“Sobre o que conversais, habitualmente, quando estais juntos, nos vossos encontros? Que assuntos e interesses vêm ao de cima, quando vos encontrais nas reuniões? Onde e para onde cada um de vós caminha, neste momento?” – perguntou o prelado na homilia do Fátima Jovem’14.

“Não podemos ser coleccionadores de vivências, encontros, movimentos, peregrinações – de carro ou a pé – e buscadores de experiências espirituais… Se essas experiências não marcam a vida, dando-lhe sentido, profundidade e orientação, são quase inúteis e depressa se tornam indiferentes. Não podemos ler e escutar a Palavra de Deus como um romance. Pode aquecer o coração mas é puro sentimento, ocasional e passageiro. Não deixará sugestões e propostas para a vida”, acrescentou D. Ilídio Leandro.

O bispo de Viseu desejou ainda que os jovens, como os Discípulos de Emaús que encontraram Jesus no seu caminho, cheguem a casa diferentes: “Talvez sintais renovados o vosso amor e a vossa confiança e já não hesitareis perante as dificuldades. Ele vai convosco e garante-vos o Seu apoio”.

Próximas atividades do DNPJ

Das próximas atividades do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil destacam-se as III Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil, com o tema “Família um projeto”, a 20 e 21 setembro 2014, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima. Este encontro realiza-se em colaboração com as Obras Missionárias Pontifícias.

O Festival Nacional da Canção Mensagem realiza-se a 6 de dezembro 2014. O DNPJ recebe vídeos/músicas até ao dia 6 de novembro.
O Conselho Nacional da Pastoral Juvenil, reunião que congrega os secretariados/departamentos juvenis diocesanos e responsáveis de movimentos, encontra-se no dia 19 de setembro de 2014, nas vésperas das III Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil.

“Bem-aventurados… no amor de Deus pelo mundo” foi o lema que reuniu os jovens católicos em Fátima, nos dias 3 e 4 de maio, e os convida ao anunciar Jesus rumo à grande peregrinação que é a Jornada Mundial de Juventude de 2016 em Cracóvia, Polónia.

De destacar a reunião com os Secretariados diocesanos de três em três meses e o desenho que o DNPJ está a fazer para o Curso de pastoral juvenil.

[Departamento Nacional de Pastoral Juvenil]

Notícias