O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura organiza a 30 de maio a 10.ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, dedicada ao tema “Portugal: a saúde da Democracia”, por ocasião dos 40 anos do “25 de Abril”. O encontro, que decorre em Fátima, será aberto pelo presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, e bispo auxiliar do Porto, D. Pio Alves de Sousa.

O programa prossegue com a intervenção do neurocirurgião João Lobo Antunes, que profere a conferência “A saúde da Democracia em Portugal”.

A seguir, Eduardo Marçal Grilo, administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, Fernando Ulrich, presidente da Comissão Executiva do Conselho de Administração do Banco BPI, e a jornalista Maria João Avillez debatem “O estado da arte da nossa Democracia”.

Depois do almoço, e após um momento musical, apresenta-se a mesa redonda “Caminhos de futuro para a Democracia”.

Intervém neste colóquio Ana Sofia Carvalho, diretora do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa, João Meneses, coordenador do Gabinete de Apoio ao Bairro de Intervenção Prioritária – Mouraria (Câmara Municipal de Lisboa), Hugo Chelo, do Conselho Científico do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, e o jornalista Paulo Rocha.

A Jornada termina com a cerimónia de entrega do Prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes, criado há dez anos no âmbito da Igreja católica em Portugal para distinguir um percurso ou obra que refletem o Humanismo e a experiência cristã.

O encontro está aberto a todos os interessados, nomeadamente aos Referentes da Pastoral da Cultura e pessoas ligadas a este setor.

O programa completo, as informações sobre a Jornada e o formulário de inscrição podem ser consultados na página http://www.snpcultura.org/jornada_pastoral_cultura_2014_programa_inscricoes.html.

[Fonte | Rui Jorge Martins_Pastoral da Cultura]

Pastoral da Cultura