Quantas vezes desejamos parar, viver um tempo de qualidade, meditar o que vivemos e o que nos sentimos chamados a viver? Quantas vezes não sentimos o apelo a fazer essa paragem revitalizante no frenesim da vida? Quantas vezes nos comprometemos com um ritmo de oração, lamentando desde logo as dificuldades que sabemos, à partida, que o tempo (ou a falta dele) nos vai impor?

Nem sempre encontramos tempo para  um retiro. E é precisamente a pensar nesta dificuldade que aqui se propõe o que chamamos Retiro na Vida, num ritmo de recoleção espiritual sem deixar o dia-a-dia.

A proposta é a de, durante sete dias, não deixando o ritmo normal da vida – no emprego ou de férias, durante a semana ou ao fim-de-semana, em espírito de convívio, de alegria, de lamento, de dor, … – marcar cada um dos dias com breves mas fortes momentos de oração: logo pela manhã, com a escuta de uma passagem das Escrituras e um questionamento; ao longo do dia, com momentos de discernimento e deixando ecoar uma frase, como refrão que nos acompanha ao longo do dia; e no final do dia, com um breve momento de verificação do dia e de oração. No final, deixa-se ainda um texto para quem queira e possa aprofundar um pouco mais o tema.

A temática geral do retiro é uma passagem do capítulo 8 da carta aos romanos – na esperança somos salvos – e cada um dos dias é dedicado a um desafio temático: 1) a imagem; 2) os limites; 3) a revolta; 4) o perdão; 5) o discernimento; 6) o desejo; 7) o compromisso.

A sete dias do Natal, esta pode ser uma forma de preparar o coração para esta festa maior do Dom de Deus. Ao longo destes dias, os três momentos de meditação de cada dia serão publicados na página oficial do Centro de Cultura e Formação Cristã no facebook. No entanto, o Retiro na Vida pode ser feito em qualquer altura, em sete dias seguidos ou em dias alternados, conforme a disponibilidade de tempo e a disponibilidade de coração de cada um. O ficheiro com todo o plano de retiro está disponível aqui.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>