“A Igreja e os Ciganos: anunciar o Evangelho nas Periferias” é o tema do encontro mundial dos Promotores Episcopais e dos Directores da Pastoral dos Ciganos que terá lugar no Vaticano nos dias 5 e 6 deste mês de Junho. A organização é do Conselho Pontifício da Pastoral para os Migrantes e Itinerantes.

Os trabalhos terão lugar no Palácio de São Calisto e neles participarão representantes de 26 países da América, Ásia e Europa.
De entre eles, dez bispos, 16 Directores nacionais (padres, religiosas e leigos), 22 peritos entre Operadores pastorais e Consultores.
No dia 5 serão recebidos em audiência pelo Papa Francisco.
O objectivo do encontro é rever o empenho pastoral da Igreja a favor dos ciganos, tendo em conta a situação actual que requer da Igreja renovadas estratégias pastorais; e preparar o 50º aniversario da visita de Paulo VI a Pomezia (próximo de Roma) por ocasião da peregrinação internacional dos ciganos em Setembro de 1965. Aquela visita papal marcara uma abertura particular da Igreja ao povo cigano.

A pastoral especifica para os Ciganos está hoje bem estruturada em 24 países sobretudo da Europa, Estados Unidos, Brasil, Argentina, Índia e Bangladesh, onde a comunidade cristã enriqueceu-se com a adesão, de crentes leigos, sacerdotes, diáconos e religiosos do povo cigano.

Um comunicado do Conselho Pontifício da Pastoral dos Migrantes e Itinerantes recorda a audiência concedida pelo Papa Bento XVI a 11 de Junho de 2011 a mais de dois mil representantes de diversas étnias ciganas que entraram pela primeira vez no Vaticano.
De notar o crescente número de consagrados do povo ciganos no mundo (sacerdotes, religiosos, e religiosas) que já são actualmente uns 170.

O povo cigano já tem um Beato, Zeffirino Giménez Malla, proclamado pelo Papa Bento XVI, (Mártir do Rosário). Outros ciganos (Emília e Juan Ramón) estão em vias de beatificação por martírio.

Os Ciganos no mundo são cerca de 36 milhões, 18 milhões dos quais vivem na Índia, terra de origem desta população. Na Europa são cerca de 10 a 12 milhões, nos Estados Unidos 1 milhão e no Brasil 900 mil.

[Fonte | Official Vatican Network]

vida eclesial