Na semana de 20 a 26 deste mês, a Igreja irá celebrar a Semana das Vocações. Alargando essa temática a todo o mês, o Serviço de Animação Vocacional (SAV) da diocese de Leiria-Fátima promove a iniciativa “Abril, Mês Vocacional”, à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores.
O objetivo é fazer deste tempo uma “grande oração vocacional”, como pediu D. António Marto aquando da sua chegada à Diocese. Trata-se, assim, de “uma oportunidade para tomarmos maior consciência da nossa própria vocação e também ocasião para pedir ao Senhor que ilumine os nossos jovens e crianças na descoberta da sua vocação, deixando-se interpelar concretamente pela vocação de consagração”, refere o padre André Batista, coordenador do SAV.
Neste Ano da Vida Consagrada, a intenção será, prioritariamente, pedir a Deus que nos ajude a revelar “a beleza e riqueza dos carismas da vida consagrada na Igreja”, como referia o Bispo diocesano na carta pastoral que escreveu sobre este ano.
O convite estende-se a todos os grupos, famílias e fiéis que queiram associar-se a esta iniciativa, em comunhão de fé e oração por esta intenção.
Foram várias as paróquias, comunidades religiosas ou grupos de fiéis que aderiram ao convite e se inscreveram numa lista para garantir uma cadeia ininterrupta de momentos de oração nos vários dias do mês.
Ainda não está completa e há menos inscrições do que no ano passado, mas há grupos de oração para todos os dias, refere a irmã Goréti Roda, que coordena a iniciativa. “Há que despertar para esta partilha de ações que nos fazem sentir em espírito de comunhão eclesial e pertença a uma única identidade”, conclui.
[Fonte | Diocese de Leiria-Fátima]