Hoje, talvez como nunca, a exortação que a todos dirige o Apóstolo S. Pedro continua atual: somos convidados a estar dispostos e prontos a dar razão da nossa esperança.

Nas múltiplas atividades que exercem, os cristãos devem estar empenhados na transformação deste mundo, e são chamados a unir o seu talento pessoal e as suas competências, ao testemunho claro da sua fé em Jesus Cristo. Tudo isto reforça a necessidade de uma formação integral, adequada e permanente, que ilumine e estimule à ação. Acreditamos que a Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), que agora propomos, será um bom contributo nesta linha.

Intenção

A EDRE apresenta um curso vocacionado à formação pastoral dos cristãos, sobretudo daqueles que exercem algum serviço no seio das comunidades cristãs. Por isso, ela nasce da coordenação de esforços e da colaboração de vários serviços e movimentos diocesanos.

Para tal, a EDRE propõe um Curso Básico de Iniciação à Reflexão Teológica e Pastoral ao qual se associa a formação específica, promovida pelos vários departamentos, serviços e movimentos diocesanos que visa a formação concreta dos agentes pastorais e dos membros dos movimentos.

Este curso pretende assim introduzir o aluno às dimensões fundamentais da nossa fé e, ao mesmo tempo, capacitá-lo para o desempenho da missão exercida no seio da sua comunidade ou movimento.

Destinatários

- Cristãos que exerçam algum serviço no seio das comunidades cristãos; 
- Pessoas interessadas na aquisição de conhecimentos ao nível das dimensões fundamentais da fé cristã;
- Em todos os casos deverão ser maiores de 16 anos.

Estrutura

O Curso Básico de Iniciação à Reflexão Teológica e Pastoral tem a duração de 3 anos, isto é, 6 semestres. Cada semestre tem 8 encontros de duas sessões cada: A primeira sessão, que corresponde à formação comum, ocupa-se das dimensões fundamentais da fé cristã, a segunda sessão destina-se à formação específica promovida pelos vários serviços e movimentos.

As disciplinas que estruturam a formação comum, são leccionadas ciclicamente e tocam três áreas distintas: Sagrada Escritura, Revelação e Fé, Igreja e sacramentos e compõem o Curso Básico de Iniciação à Reflexão Teológica e Pastoral, estruturando-se o seguinte plano de formação:

1. Jesus Cristo: Deus e Homem
2. Deus e o Homem
3. Ler o Antigo Testamento hoje
4. Perspetivas do Novo Testamento
5. As celebrações da Fé
6. Igreja e Missão

O aluno, após concluir o percurso dos 3 anos que visa a obtenção do Diploma Diocesano do Curso Básico de Iniciação à Reflexão Teológica e Pastoral, pode continuar a sua formação através da oferta da formação complementar, ou mesmo do Curso de Bíblia e Teologia. Também o poderá fazer antes de completar o Curso Básico de Iniciação à Reflexão Teológica e Pastoral, mas só obterá o diploma referente a este Curso após frequentar as 6 disciplinas de base.

A formação específica, que decorre na segunda sessão, está ao cargo dos diversos departamentos, serviços e movimentos e é por eles definida, tendo em conta os objetivos específicos.

Modalidades de participação

Regime de tempo integral
O aluno frequenta as 6 disciplinas que estruturam a formação comum, cumprindo os requisitos de frequência e avaliação que conduzem ao Diploma Diocesano do Curso Básico de Iniciação à Reflexão Teológica e Pastoral. Dado que as disciplinas são leccionadas a um ritmo cíclico, pode iniciar-se o Curso em qualquer semestre, frequentando-o durante 6 semestres.

Regime de tempo parcial
O aluno seleciona as disciplinas da formação comum que pretende frequentar. Se, em 6 anos, o aluno terminar todo o Curso, cumprindo os requisitos de frequência e avaliação, pode obter o Diploma Diocesano.

Regime de ouvinte
O aluno seleciona as disciplinas da formação comum que pretende frequentar sem se submeter a avaliação. Nesta modalidade, o aluno pode obter certificação de frequência, mas não o Diploma Diocesano.

A par da participação nas disciplinas da formação comum, ou, mais tarde, das disciplinas da formação complementar, o aluno deverá participar, em cada semestre, numa formação específica entre as oferecidas.

Local  e horário de lecionação

O curso decorre em Leiria, no Centro Pastoral Diocesano, localizado no edifício do Seminário Diocesano de Leiria (Rua Joaquim Ribeiro Carvalho, 60). 

A lecionação é feita ao ritmo de um encontro quinzenal, à terça-feira, com o seguinte horários: 21h00-21h50 (formação comum) e 22h00-23h00 (formação específica).

Propinas

O valor das propinas é fixado anualmente. Ninguém deverá deixar de participar por impossibilidade económica real.

Este ano letivo o valor da propina semestral é de 10,00€.

Certificação e avaliação

Quem frequentar pelo menos 75% das aulas dadas pode, se o desejar, receber um certificado de frequência.

O certificado de aprovação numa disciplina concede-se a quem frequentar pelo menos 75% das aulas dadas e, submetendo-se a avaliação, tiver aproveitamento positivo na mesma, de acordo com os critérios de avaliação apresentados pelo professor.

O  diploma final da Escola Diocesana Razões da Esperança concede-se a quem completar com aproveitamento as seis disciplinas do Curso Básico de Iniciação à Reflexão Teológica e Pastoral.

Matrículas

Fazem-se em cada semestre. Para mais informações, consulte a secção «Matrículas».

Oferta letiva 2020-2021

Igreja e Missão
Curso de iniciação de catequistas
Curso geral de catequistas: catequética
Catequese familiar
Escola de leitores e ministros extraordinários da comunhão
O que dizem os papas sobre a missão da Igreja
Escola de Cursistas
Oficinas práticas de comunicação (online)

Pode consultar o horário de lecionação e a restante oferta formativa para o 1º semestre 2020-2021 AQUI.

Para Matrícula deve preencher-se o impresso de Matrícula da Escola Diocesana Razões da Esperança, disponível na secção «Matrículas» e assinalar as disciplinas que deseja frequentar.