“Tempo de Cultura, Tempo de Família” é o tema da próxima Jornada da Pastoral da Cultura, que a 29 de maio reúne em Fátima oradores de diferentes gerações, formações, situações profissionais e vivências da condição cristã.
O presidente do Centro Nacional de Cultura, Guilherme d’Oliveira Martins, a maestrina Joana Carneiro e o escritor João Miguel Tavares estão entre os participantes no encontro, que se situa entre os dois Sínodos dos Bispos (outubro de 2014 e outubro de 2015) convocados pelo papa Francisco para refletir sobre a Família.
A Jornada, que o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura organiza pelo 11.º ano consecutivo, inclui a entrega do Prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes 2015 à personalidade, a anunciar em breve, que a Igreja católica distingue com base em obra reveladora de humanismo e experiência cristã.
O encontro, com inscrições abertas ao público em geral, que já decorrem pela internet (ver esta página, mais abaixo), inicia-se às 10h15 com o presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, D. Pio Alves, bispo auxiliar do Porto.
A conferência de abertura é proferida por Guilherme d’Oliveira Martins, com apresentação e moderação de Eduardo Paz Barroso, professor de Estética e Ciências da Comunicação, seguindo-se o diálogo com o público.
Pelas 11h45 começa o primeiro painel, com Joana Carneiro e João Minhoto Marques, professor de Literatura Portuguesa Contemporânea, moderado por Maria João Costa, jornalista da Renascença especializada em temas de cultura, que introduzirá novo espaço reservado à interação com a assembleia.
Uma instalação do artista e poeta António Barros, marcada para as 14h30, abre o programa da tarde.
João Miguel Tavares, Margarida Miranda, professora de Estudos Clássicos, e Samuel Silva, artista plástico, são os protagonistas do painel que se segue, com moderação de Octávio Carmo, chefe de redação da Agência Ecclesia.
A sessão de encerramento, prevista para as 16h15, conta com as intervenções de D. Pio Alves e José Carlos Seabra Pereira, diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
A terminar, realiza-se o ato de entrega do Prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes. O encerramento da Jornada é esperado para as 17h30.
PROGRAMA
9h00
Acolhimento e inscrições
10h15
Sessão de Abertura
D. Pio Alves de Sousa
Presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, bispo auxiliar do Porto
10h30
Conferência
Guilheme d’Oliveira Martins
Presidente do Centro Nacional de Cultura
Apresentação e moderação:
Eduardo Paz Barroso
Professor de Estética e Ciências da Comunicação (Universidade Fernando Pessoa)
Diálogo
11h30
Pausa
11h45
Painel
Joana Carneiro
Maestrina
João Minhoto Marques
Professor de Literatura Portuguesa Contemporânea (Universidade do Algarve)
Maria João Costa
Jornalista da Renascença especializada em Cultura [ moderadora ]
Diálogo
13h00
Almoço
14h30
Instalação
António Barros
Artista, poeta
15h00
Painel
João Miguel Tavares
Jornalista, escritor
Margarida Miranda
Professora de Estudos Clássicos (Universidade de Coimbra)
Samuel Silva
Artista plástico, Doutor em Educação Artística (Serviço Educativo da Fundação de Serralves)
Octávio Carmo
Chefe de redação da Agência Ecclesia [ moderador ]
Diálogo
16h15
Sessão de encerramento
José Carlos Seabra Pereira
Diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura
D. Pio Alves de Sousa
16h45
Sessão de Entrega do Prémio Árvore da Vida / Padre Manuel Antunes 2015
17h30
Encerramento da Jornada