Na conclusão da celebração do centenário da sua restauração, a diocese de Leiria-Fátima organiza umas Jornadas Teológico-Pastorais no dias 05 e 06 e outubro, no Seminário de Leiria, dedicadas ao tema Discernimento e conversão pastoral. As jornadas pretendem ser um momento de reflexão com um cunho vincadamente eclesial, em que se olhe a realidade da diocese e se apontem áreas de trabalho teológico e pastoral que pedem uma particular atenção desta igreja local.

De mote às jornadas, serve um parágrafo do n.º 6 da Carta Pastoral do Cardeal D. António Marto, bispo da dioceses, “A Alegria de Ser Igreja em Missão”:

«Celebrar o jubileu da restauração da diocese põe-nos algumas interrogações: A que nos convida o Senhor com este acontecimento? Que nos inspira para nos fazermos “ao largo” e melhor servir a missão que Ele nos confia? Herdeiros de uma fé que nos construiu, seremos capazes de reconhecer o que recebemos e dar graças por isso? Saberemos redescobrir a beleza do que se viveu nesta nossa terra para reencontrarmos a vontade de trabalhar nesta obra? Saberemos extrair da nossa história os tesouros de imaginação, de criatividade necessários para anunciar o Evangelho a este mundo em transformação? Saberemos conjugar fidelidade e iniciativas audaciosas para que as gerações futuras possam, por sua vez, descobrir e louvar Deus pelas suas maravilhas a favor dos homens?»

O tema Discernimento e conversão pastoral desdobra-se, assim, em três objetivos gerais: identificar as periferias geográficas e existenciais da diocese de Leiria-Fátima (Carta Pastoral, n.º 12); propor e lançar alicerces para um percurso de discernimento pastoral (cf. Carta Pastoral, n.º 13-14); e desenhar um perfil pastoral das comunidades do século XXI (cf. Carta Pastoral, n.º 15).

O programa das Jornadas está já disponível  e conta com a intervenção de vários conferencistas que refletirão sobre as temáticas do discernimento pastoral, da transmissão da fé, das novas linguagens e lugares da vida cristã, das relações entre as diversas formas de resposta à vocação batismal, do acolhimento de casais em segunda união nas comunidades cristãs, e da reorganização territorial da igreja e novos campos de missão.

A entrada é livre, mas requer inscrição prévia através do formulário online ou do secretariado do Centro de Cultura e Formação Cristã.

Destaque

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>