A 28 de setembro de 2021 terá lugar a abertura do ano letivo da Escola Razões da Esperança com o seguinte programa:

21 horas: Eucaristia na igreja do Seminário diocesano presidida pelo Sr. Cardeal, D. António Augusto dos Santos Marto, que fará uma breve apresentação do novo diretor do Centro de Cultura e Formação Cristã, P. Rui Ruivo.

No final da eucaristia, eventual entrega de diplomas.

22 horas: Apresentação da única disciplina da primeira hora no 1º semestre: ” Rumo a uma Igreja sinodal a convite do Papa Francisco”, a cargo do P. José Augusto Rodrigues. Segue-se a apresentação das várias propostas formativas da “segunda hora”.

A concluir, mas não menos importantes, as inscrições nas várias formações. Apelamos aos que pensam inscrever-se a que o façam quanto antes e não deixem para o primeiro dia de aulas.

Dia 12 de outubro têm início os encontros quinzenais da Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), destinados à formação pastoral dos cristãos, sobretudo daqueles que exercem algum serviço no seio das comunidades cristãs. Como habitualmente, decorrem às terças-feiras, das 21h às 23h, no Centro Pastoral Diocesano (no Seminário de Leiria).

Calendário do primeiro semestre:

Abertura do ano: 28/09/2021 – Aulas: Out.12, 26; Nov.09, 23; Dez.07, 21; Jan.04, 18.

Desta vez, no primeiro semestre teremos, excecionalmente, apenas uma proposta formativa, mas de grande importância: “Rumo a uma Igreja sinodal a convite do Papa Francisco”. Esta proposta visa responder, precisamente, a uma solicitude do Papa Francisco e insere-se no contexto da preparação  rumo à próxima Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, convocada para outubro de 2022.

Na segunda hora (22h às 23h) a EDRE oferece várias propostas de formação específica, promovida pelos vários departamentos, serviços e movimentos diocesanos:

A pensar nos catequistas temos, na segunda hora, a formação de “Pedagogia”, do Curso Geral de Catequistas; e o novo curso de iniciação de catequistas – “Ser Catequista” – o qual ocupará todo o tempo das 21h às 23h.

Para além destas propostas de formação específica, dirigidas sobretudo aos catequistas, ainda pode contar com a “Escola de Leitores Ministros Extraordinários da Comunhão” (pelo Departamento de Liturgia); a “Escola de Cursistas” (dos Cursilhos de Cristandade); e “A doutrina social da Igreja” (pelo Serviço de Animação Missionária).

Para frequentar estas propostas formativas deverá matricular-se até 8 dias antes do início das aulas, preenchendo o impresso próprio que pode descarregar AQUI. Depois de preencher o impresso de matrícula, deve enviar por e-mail para ccfc@leiria-fatima.pt ou entregar na Secretaria do CCFC (Centro Pastoral Diocesano | Seminário Diocesano) ou na Portaria do Seminário Diocesano de Leiria. No caso de necessitar de fazer a sua matrícula presencialmente, pode fazê-lo na Secretaria do CCFC, no Seminário Diocesano de Leiria, ou no dia 28 de setembro aquando da abertura do ano letivo da Escola Diocesana Razões da Esperança.

Escola Razões da Esperança

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>