Uma das missões primordiais do Santuário de Fátima é a de guardar a memória do seu acontecimento fundador e de aprofundar a mensagem oferecida pela Virgem do Rosário às três crianças de Aljustrel, “que contém uma verdade e um chamamento que – como bem intuiu S. João Paulo II –, no seu conteúdo fundamental, são a verdade e o chamamento do próprio Evangelho”. É, pois, tarefa do Santuário de Fátima refletir sobre os traços teológicos e os apelos pastorais que se encontram na mensagem da Senhora do Rosário.
Para esta missão contribui decisivamente o Simpósio Teológico-Pastoral que anualmente o Santuário organiza, dedicado a refletir os principais eixos do tema do ano pastoral, e que é um dos eventos que tem vindo a pautar o ritmo do septenário da celebração festiva do Centenário das Aparições de Fátima.
Neste ano pastoral, dedicado ao tema “Santificados em Cristo”, o Simpósio Teológico-Pastoral decorre de 19 a 21 de junho, no Centro Pastoral de Paulo VI e propõe à reflexão dos participantes três dimensões estruturantes da santidade cristã: a santidade enquanto dom de Deus, que possibilita caminhos de fidelidade e radicalidade cristãs; a santidade enquanto resposta humana, que procura intuir e acolher os apelos de Deus; a santidade como compromisso de transformação do mundo, horizonte de todo o agir cristão aberto ao plano salvífico de Deus para a humanidade.
O primeiro dia do Simpósio, dedicado à dimensão da santidade como dom de Deus, abre com um olhar sobre a proposta de uma pedagogia da santidade na mensagem e na experiência de Fátima (Vincenzo Battaglia) e continua com uma perspetiva bíblica (Armindo Vaz) e cristológica (Alexandre Palma) da santidade, para concluir com um estudo sobre os paradigmas de santidade ao longo da história (Marco Daniel Duarte). No segundo dia, dedicado à santidade enquanto resposta humana, o Simpósio reflete sobre os traços dessa resposta: do sentido concreto da confissão de fé na santidade da Igreja (Joseph Famerée) ao significado da vocação universal à santidade, e às interpelações existenciais presentes no quotidiano. Uma apresentação da santidade de Maria na visão teológica e espiritual das Igrejas Ortodoxas (Christophe Daloisio) abre o caminho, já no terceiro dia dedicado ao compromisso com a transformação do mundo, para as duas conferências finais (Peter Schallenberg e Maria Clara Bingemer), que relacionam a vivência da santidade com a busca de uma verdadeira humanidade, tanto em termos pessoais como nos processos de construção do mundo. Intervêm ainda no Simpósio Manuel Barbosa, João Aguiar Campos, João Miguel Tavares. António Matos Ferreira, José Manuel Pereira de Almeida e Marina de Jesus Amaro.
As inscrições poderão ser enviadas:
Por correio: Santuário de Fátima – Ap. 31 – 2496-908 FÁTIMA;
Por correio eletrónico: congressos@fatima.pt;
Online: INSCRIÇÕES ONLINE
Fonte: Santuário de Fátima