O Ciclo de Teologia Prática organizado pelo CFC entra, nesta próxima quinta-feira, dia 5 de março, no seu módulo final, dedicado a encontrar os traços característicos do rosto crente do cristão de hoje. Neste último módulo, cada uma das sessões assume um desafio evangélico a partir de uma afirmação do Cristo, aprofundando, a partir dessa palavra de Jesus, uma característica fundamental do jeito de ser crente, hoje.
Na primeira sessão do Ciclo, José Augusto Rodrigues, sacerdote diocesano e reitor do Seminário de Leiria, desenvolverá o desafio a assumir a identidade cristã a partir do repto de Jesus “Tens de nascer de novo” (Jo 3,7). Segue-se-lhe Ângela de Fátima Coelho. consagrada da Aliança de Santa Maria, Postuladora da Causa de canonização dos beatos Francisco e Jacinta e Vice-Postuladora da Causa de beatificação de Lúcia de Jesus, que apontará o apelo das bem-aventuranças como caminho da santidade, partindo da afirmação evangélica “Felizes sereis” (Mt 5,1-12).
Nos próximos encontros deste módulo, será ainda possível contar com a presença de Vítor Coutinho, José Manuel Pereira de Almeida e Teresa Messias.
Este Ciclo de estudos começou por fazer o diagnóstico da fé no tempo presente, descrevendo a vivência da fé no mundo ocidental e os desafios que essa vivência coloca à transmissão da fé. De seguida, desenvolveu-se um estudo sobre a gestação da fé e a educação cristã, com particular atenção para a educação cristã no espaço familiar e na comunidade cristã. As características de uma pastoral da Igreja para o mundo de hoje foram o tema do terceiro módulo. Neste módulo final, esboça-se os traços de um estilo crente para o cristão de hoje.