Estão abertas as inscrições para participação no simpósio teológico-pastoral “Envolvidos no amor de Deus pelo mundo”. Experiência de Deus e responsabilidade humana, a decorrer entre os dias 30 de maio e 1 de junho deste ano, no Salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral de Paulo VI, no Santuário de Fátima.

 

As inscrições podem ser efetuadas mediante o envio por correio ou entrega da ficha de inscrição no Secretariado do Centenário das Aparições – Simpósio de 2014, ou via Internet, através do acesso online http://fatima2017.org/pt/menu-topo/inscricoes-simposio.

Recorde-se que esta iniciativa integra o calendário de atividades previsto para este quarto ciclo da celebração do Centenário das Aparições.

Organizado sob a coordenação científica da Faculdade de Teologia da Universidade Católica, o simpósio teológico-pastoral refletirá sobre alguns núcleos temáticos relacionados com a aparição de Nossa Senhora aos três Pastorinhos no mês de julho de 1917.

“Refletiremos sobre temas tais como o mistério de Deus na sua misericórdia e na sua justiça; a questão de Deus no mundo contemporâneo; a esperança cristã no encontro definitivo com Deus; o amor como núcleo da experiência de Deus e da existência cristã; desafios atuais à pastoral da reconciliação; Maria, ícone da misericórdia de Deus”, sublinha o professor José Eduardo Borges de Pinho, que preside à Comissão Organizadora do Simpósio.

De entre o programa estabelecido para os três dias, José Eduardo Borges de Pinho destaca sobretudo as conferências: “A conferência inaugural, a cargo de Franco Manzi, de Milão, debruça-se sobre ‘O mistério do amor de Deus pelo mundo na mensagem de Fátima’. Por sua vez, o Patriarca de Lisboa e Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente, encerra os trabalhos do Simpósio com uma reflexão sobre ‘O Santuário de Fátima e a renovação da Igreja em Portugal – uma leitura histórico-pastoral’. Mons. Claude Dagens, bispo de Angoulême, Klaus Vechtel, jesuíta de Frankfurt, Cettina Militello, teóloga italiana, Rey García Paredes, conhecido mariólogo espanhol, são outros dos convidados estrangeiros a intervirem neste Simpósio”.

 

[Fonte | Santuário de Fátima]

Notícias