O Centro de Cultura e Formação Cristã conta, este semestre, com uma oferta formativa dedicada ao tema “Cuidar (n)as fronteiras da vida”, um ciclo de estudos que cruza os campos da ética e da espiritualidade. O ciclo será orientado por diversos intervenientes, das áreas da teologia, da bioética e dos cuidados biomédicos.

Cuidar (n)as fronteiras da vida_cartaz

No texto de apresentação do curso, a organização indica este ciclo de estudos sobre o cuidado da vida humana, no cruzamento dos olhares ético e espiritual,  ” é proposto como um itinerário de reflexão em dois tempos.

Num primeiro olhar, foca-se uma leitura cristã da condição da vida humana, dom frágil, cujas fronteiras interpelam a uma resposta ética que nos distancie do absurdo do sofrimento e nos dinamize ao cuidado do outro como único jeito de ser verdadeiramente autêntico. A essa luz se intui que o cuidado oferecido é potenciador de olhares renovados sobre a vida, mesmo – ou sobretudo – a partir dos seus momentos de maior vulnerabilidade.

Num segundo momento, o olhar foca-se em alguns dos desafios éticos com que a prática do cuidado se debate, particularmente na área da saúde, evidenciando-se nesses cruzamentos éticos a relevância da dimensão espiritual no acompanhamento dos mais vulneráveis e a dimensão verdadeiramente holística do cuidado. Lugar ético de excelência, o cuidado é espaço em que a pessoa se diz, dizendo simultaneamente algo do outro. Não raras vezes, esta praxis é o único testemunho humanizador no limiar do humano.

A palavra conclusiva do ciclo é ainda uma questão: o cuidador é, também ele um lugar frágil, ferido, necessitado de cuidados; de que se alimenta, então, o cuidado, se este é relação de frágeis?”

O tema do cuidado ajudará já a enquadrar a formação no ano da misericórdia, não fosse o cuidado expressão de um espírito misericordioso.

Ciclo de Ética e Espiritualidade_frente

Ciclo de Ética e Espiritualidade_interior

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>