O Centro de Cultura e Formação Cristã preparou um ciclo de conferências para o período pascal, que levam o título de “Encontros Pascais”. Para esta primeira edição do ciclo, que se pretende que venha a criar tradição no centro, as conferências são dedicadas ao tema “misericordiar”, um neologismo que pretende levar os participantes a questionarem-se sobre o compromisso concreto que a misericórdia exige na sua vida. O cartaz da iniciativa propõe, a respeito, três possíveis definições para este neologismo “misericordiar”: ação de oferecer misericórdia; jeito de ser específico do discípulo de Cristo; oferecer o coração aos e pelos sem-amor.
O ciclo propõe 3 conferências, com 3 comunicadores diferentes, em 3 semanas seguidas. Cada uma das conferências é suscitada por uma passagem bíblica.
primeira, no dia 22 de abril, uma sexta-feira, pelas 21h00, tem por tema “O uso de uma fé credível (e o que tem a misericórdia a ver com isso)”. O tema é suscitado pela passagem de Lc 10,37, «o que usou de misericórdia». Será tratada por Paulo Duarte, sacerdote jesuíta, outrora piloto de aviões, e que se dedica também ao bailado, sempre apostado em sublinhar a revelação de Deus a acontecer na beleza da vida. A sua conferência pretende introduzir-nos às implicações concretas da fé na vida concreta.
A segunda, no dia 29 de abril, uma sexta-feira, pelas 21h00, tem por tema “A misericórdia em pessoa (o peculiar caso de Jesus)”. É suscitada pela passagem de Jo 18,5, «Eu sou». Será tratada por Juan Ambrósio, docente de teologia na Universidade Católica Portuguesa, leigo, e um comunicador da fé que transmite alegria e entusiasmo. A sua conferência pretende apresentar-nos a figura de Cristo como rosto primeiro da misericórdia do Pai e como marco histórico que revoluciona a história humana pela compaixão e o cuidado.
A terceira, no dia 7 de maio, um sábado, pelas 21h30, tem por tema “Um clamor de misericórdia das periferias?”. É suscitada pela passagem de Ap 3,20, «Eu estou à porta e bato». Será tratada por Irene Guia, religiosa das Escravas do Sagrado Coração de Jesus, com uma experiência de vida marcante junto dos refugiados no Ruanda, e agora de coração comprometido com os muitos refugiados que palmilham os caminhos da Europa. A sua conferência pretende fazer-nos focar um caso muito concreto, completamente atual e urgente em que é de misericórdia que falamos e é de compaixão a que somos desafiados: a crise dos refugiados na Europa.
Todas as conferências terão lugar na aula magna do Seminário de Leiria.
EncontrosPascais|2016
Conferência

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>