No semestre que agora inicia, o Centro de Cultura e Formação Cristã propõe a unidade curricular de Mariologia, no âmbito do Curso Geral de Teologia. A disciplina será lecionada pela Ir.ª Ângela de Fátima Coelho, asm, às quartas-feiras, entre as 21h00 e as 22h30, no Centro Pastoral Diocesano.

Na apresentação do curso, a Ir.ª Ângela chama a atenção para o facto de que «apesar da grande síntese mariológica que fez o Concílio Vaticano II e da sua exortação ao estudo da doutrina mariana, nos anos que se seguiram escassearam as publicações de temas marianos e os manuais de Mariologia. Chegou, efetivamente, a ocorrer uma inflexão do seu estudo nos centros teológicos. Felizmente superou-se essa época de hibernação e encontramo-nos num período de um certo reflorescimento dos estudos mariológicos, voltando a aparecer, no currículo das faculdades e em centros de formação, o tratado de Mariologia.»

A proposta desta unidade curricular insere-se ainda no contexto pastoral da Diocese de Leiria-Fátima para o biénio 2015-2017, dedicado à figura de Maria e ao acontecimento de Fátima. É, nesse âmbito, relevante notar que a mariologia não é uma disciplina menor, como explicita a docente:

«O Concílio pretendeu situar a Mariologia, como em geral a teologia, dentro da história da salvação. É aí que o crente se encontra com a figura de Maria, ao lado de Cristo, salvador e mediador dos seres humanos. A sua figura não é apenas uma figura de relevo, é sim uma figura essencial para entender o projeto divino, tal como se realiza na história da humanidade. De facto, por Maria, entra o Verbo de Deus na história humana.»

O curso terá início já no próximo dia 17 de fevereiro.

Curso Geral de Teologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>