A unidade curricular de Escatologia é proposta para o segundo semestre do Curso Geral de Teologia. O aprofundamento das razões da esperança cristã será orientado pelo Pe. Pedro Viva, capelão hospitalar em Leiria. O curso será lecionado, a partir do dia 17 de fevereiro, a um ritmo semanal, às quartas-feiras, entre as 19h15 e as 20h45, no Centro Pastoral Diocesano.

Na apresentação do curso, o docente explica o contexto da reflexão: «a partir do séc. XVIII, com a Revolução Industrial, o ritmo do mundo alterou-se profundamente. Depois da euforia do positivismo e da crença nas capacidades da ciência e da técnica (séc. XIX), nos meados do século XX o homem sentiu-se desiludido: as perguntas vitais da existência continuavam sem resposta; profetizou-se que o século XXI ou seria espiritual ou não seria. Neste ambiente de busca de novos paradigmas, de mudança de século e de milénio, o aparecimento de novas seitas, de cultos esotéricos, de sincretismos religiosos, por um lado, e o culto do corpo e da diversão, por outro, não têm sido a melhor resposta: confundem o homem e adiam a resposta às questões do sentido da vida. Que sentido tem hoje falar de morte, céu, inferno, vida eterna, juízo universal? Será que o futuro do homem como projecto a construir e o futuro da vida eterna prometido por Deus tem algum contacto?»

A escatologia cristã trabalha estas questões, procurando aprofundar as razões da nossa esperança para dar sentido à existência.

Curso Geral de Teologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>