No contexto da peregrinação de maio de 2014, o reitor do Santuário de Fátima apresentou o primeiro número da revista “Fátima XXI – ”, uma edição semestral que pretende divulgar as dimensões cultural, artística e histórica de Fátima e da sua mensagem.

“No âmbito do centenário das Aparições, quisemos experimentar caminhos novos, numa linguagem renovada no tipo de leituras apresentadas e na forma de as expor”, afirmou o reitor e diretor da nova revista, referindo que “não vem substituir as publicações já existentes, mas complementar essa oferta”.

Quanto a este número um, adiantou Marco Daniel Duarte, diretor-adjunto da “Fátima XXI”, procura cumprir esse objetivo de diversidade e multidisciplinaridade, com “olhares e saberes sobre Fátima que vão da literatura à análise sociológica, história, cinema, pintura, música, ourivesaria, poesia, fotografia e diversas outras artes e campos do saber”.

O primeiro caderno temático da nova publicação é sobre o Segredo de Fátima, “como não podia deixar de ser”, referiu Marco Daniel. Na mesma linha editorial da revista, apresentam-se imagens dos manuscritos de cada uma das partes do segredo e sobrescritos relacionados com a terceira parte, uma cronologia e textos sobre a literatura, a questão linguística e simbólica, as representações plásticas e sublinhados do então cardeal Ratzinger (depois Papa Bento XVI) ao comentário teológico do Segredo.

Numa edição de luxo, inteiramente a cores e com um estilo visual cuidado e apelativo, onde a imagem ganha especial relevo, este primeiro número inclui ainda um texto do cardeal Gianfranco Ravasi e entrevistas a Adriano Moreira e ao cardeal Tarcisio Bertone, ex-secretário de Estado do Vaticano, cujo último ato oficial foi presidir à peregrinação de outubro de 2013.

E porque se pretende um diálogo com a cultura nos mais diversos âmbitos, a última palavra foi de convite à participação, pois “a revista está de portas abertas aos que quiserem nela colaborar”.

Pastoral da Cultura