CRISTOLOGIA:

A questão acerca de Jesus continua a suscitar interesse no debate dentro e fora da Igreja. A Cristologia procura penetrar no mistério central na nossa fé; Deus que encarna, que morre e ressuscita por nós. Olhamos para o Jesus histórico, o Jesus Bíblico e o Cristo da nossa fé.

E vós, quem dizeis que Eu sou?” Esta pergunta que Jesus fez aos seus discípulos em Cesareia de Filipe é a pergunta certa que podemos fazer para entrarmos no estudo da Cristologia. Pergunta à qual se juntam tantas outras perguntas que levam a responder à questão de quem é Jesus. Como interpretamos o facto Jesus Cristo? Cristo é uma personagem do passado? Um homem célebre pela coerência entre o que dizia e o que fazia? Um homem extraordinário pelas suas ideias? Um fundador religioso como Buda ou Maomé? Aquele que nos dá uma Lei, à qual submetemos a nossa liberdade? Aquele que traz uma nova forma de agir e estar no mundo? Alguém que dá um novo estilo às nossas relações com Deus? O Filho de Deus? O Cristo?

PROGRAMA:

  1. Cristologia: identidade do tratado
  2. Reflexão acerca de Jesus Cristo
  3. Tipologias de reflexão sobre Jesus Cristo
  4. O contexto de Jesus Cristo (situação sociopolítica e religiosa)
  5. Os mistérios da vida de Jesus Cristo (a mensagem, os gestos, a morte, a ressurreição)
  6. Os títulos dados a Jesus Cristo
  7. Primeiras controvérsias cristológicas (séc. II-III)
  8. Contexto e teologia dos concílios dos séculos IV-V
Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>