Sónia Duarte, paróquia de Amor, 41 anos, casada. Mãe de dois filhos, o João e o Afonso. Terminou o curso no ano letivo 2020-2021.

CCFC: Antes de mais, em nome do Centro de Cultura e Formação Cristã, queremos dar-te os parabéns pela conclusão do curso.

O que foi para ti fazer o Curso de Bíblia e Teologia Cristã?

Sónia: Fazer o Curso de Bíblia e Teologia Cristã foi para mim uma experiência muito enriquecedora, tanto a nível pessoal como profissional. A nível pessoal, permitiu-me aprofundar conhecimentos, esclarecer inquietações e dúvidas, desconstruir algumas ideias pré-concebidas e, o mais importante, fortalecer a minha fé. A nível profissional, deu-me ferramentas para as funções que exerço na Diocese. Como afirma Santo Agostinho “só se ama aquilo que se conhece” e, hoje, terminado o curso, posso afirmar sem qualquer dúvida, que sou mais cristã, porque o Curso de Bíblia e Teologia Cristã ajudou-me a conhecer melhor Jesus Cristo.

CCFC: Fazer o curso mudou a tua forma de entender e viver a fé? Como e porquê?

Sónia: Sim, mudou sobretudo na questão de viver a fé. Ajudou-me a conhecer mais profundamente Aquele em quem acredito, a compreender quem sou e, por conseguinte, a ter uma melhor percepção do meu papel na Igreja a que pertenço. Hoje, com mais formação teológica, posso dizer que, como membro do Corpo de Cristo, participo na Eucaristia de uma forma completamente diferente, mais profunda e com mais sentido de Igreja.

Uma das expressões da minha fé passa pelo regresso à catequese. Durante o curso senti que Deus me chamava para uma nova missão, a não guardar só para mim aquilo que aprendi.

Entre as mais-valias que o curso me trouxe destaco, sobretudo, o encontro mais íntimo com Cristo.

CCFC: Se tivesses de recomendar/sugerir o curso de Bíblia e Teologia a alguém, o que dirias? como farias?

Sónia: Recomendar o curso é fácil, é o que tenho feito desde que o iniciei. Quando gostamos de alguma coisa, não a queremos só para nós, sentimos necessidade de a partilhar com os outros. Estranhei o número reduzido de pessoas que frequentavam as aulas tendo em conta a qualidade da formação. Por vezes, fico com a sensação de que as pessoas não sabem que existe este curso na nossa Diocese, ou que, sabendo, pensam que é apenas para um grupo de pessoas muito específico.

Este curso é aberto a qualquer pessoa com interesse pelo conhecimento teológico cristão, independentemente da sua situação. Ajuda-nos a ter uma fé esclarecida e informada e, assim, podermos viver em verdadeira comunhão com Aquele em quem acreditamos.

Para além da divulgação que atualmente já é feita ao nível do Centro de Cultura e Formação Cristã, penso que seria muito útil fazer-se uma divulgação mais próxima nas comunidades paroquiais. Deviam aproveitar-se as oportunidades, tais como um evento paroquial importante, onde estivessem reunidas o maior número de pessoas, para que a informação chegasse a todos e não apenas àqueles que estão ligados à atividade pastoral da paróquia.

Também me parece importante uma adaptação aos tempos atuais. Para além de aulas presenciais, devia haver a possibilidade de frequentar aulas on-line.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>