No próximo dia 22 de janeiro, uma sexta-feira, pelas 21h00, o Centro de Cultura e Formação Cristã promove, no Seminário de Leiria, a conferência conclusiva do Ciclo de Ética e Espiritualidade. Para apresentar o tema “cuidar do cuidador (frágil): elementos para uma espiritualidade do cuidado”, contamos com a presença de José Frazão Correia, teólogo e provincial dos Jesuítas em Portugal. A conferência é aberta a todos os interessados, com entrada livre.

A conferência conclui o percurso feito até agora pelos participantes do ciclo “Cuidar (n)as fronteiras da vida” que passou, num primeiro passo, por uma leitura cristã da condição da vida humana, dom frágil, cujas fronteiras interpelam a uma resposta ética que nos distancie do absurdo do sofrimento e nos dinamize ao cuidado do outro como único jeito de ser verdadeiramente autêntico. A essa luz se intui que o cuidado oferecido é potenciador de olhares renovados sobre a vida, mesmo – ou sobretudo – a partir dos seus momentos de maior vulnerabilidade.

Num segundo momento, o olhar focou-se em alguns dos desafios éticos com que a prática do cuidado se debate, particularmente na área da saúde, evidenciando-se nesses cruzamentos éticos a relevância da dimensão espiritual no acompanhamento dos mais vulneráveis e a dimensão verdadeiramente holística do cuidado. Lugar ético de excelência, o cuidado é espaço em que a pessoa se diz, dizendo simultaneamente algo do outro. Não raras vezes, esta praxis é o único testemunho humanizador no limiar do humano.

A palavra conclusiva do ciclo será dada nesta conferência, ainda em jeito de questão: o cuidador é, também ele um lugar frágil, ferido, necessitado de cuidados; de que se alimenta, então, o cuidado, se este é relação de frágeis?”

Conferência Frazão_web

Conferência

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>