Estão abertas as pré-inscrições para a 12.ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, que a 4 de junho vai debater, em Fátima, o tema “Cultura e Economia: implicações e desafios”.
O encontro, que pela primeira vez decorre a um sábado, começa às 10h00 com a sessão de abertura, que antecede a conferência de António Lobo Xavier, membro do Conselho de Estado e administrador de empresas.
Após o intervalo segue-se um painel composto por Clara Almeida Santos, vice-reitora da Universidade de Coimbra para a Cultura, António José Gomes de Pinho, antigo Secretário de Estado da Cultura e atual presidente da Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, e Manuel Castelo Branco, diretor do Instituto Superior de Contabilidade e Administração – Coimbra.
O cineasta Pedro Peralta apresentará a curta-metragem “Ascensão”, que venceu o prémio Árvore da Vida atribuído pela Igreja católica na edição de 2016 do festival de cinema internacional independente IndieLisboa. Prevê-se também uma apresentação de intervenção artística assinada por Inês Gil, membro do Grupo de Cinema do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC).
Após o almoço decorre o segundo painel da Jornada, com Catarina Vaz Pinto, antiga Secretária de Estado da Cultura e atual Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa com o pelouro da Cultura, Teresa Pedroso de Lima, diretora da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e presidente da Comissão Justiça e Paz da diocese de Coimbra, e Alexandre Pinto, co-fundador e CEO da empresa iClio, dedicada à criação e publicação nos novos meios digitais de conteúdos relacionados com História, Património e Cultura.
O programa termina com o ato de entrega do Prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes a Walter Osswald, médico, professor catedrático emérito e especialista em Bioética.
A jornada é presidida por D. Pio Alves de Sousa, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, entidade que tutela o SNPC.
Pode desde já concretizar a pré-inscrição na Jornada; para esse efeito, leia as informações que apresentamos seguidamente e preencha o formulário.
[Fonte: SNPCC]