O Secretariado Nacional do Apostolado da Oração apresenta a 21 de novembro, em Fátima, o “Click to Pray” (clique para rezar), aplicação digital disponível em dispositivos móveis como “tablets” e “smartphones” que oferece propostas de oração em três momentos do dia.

O programa, disponível para equipamentos com os sistemas operativos “Android” e “IOS”, apresenta «propostas de oração simples e breves» durante a manhã, a meio do dia e à noite, criando no utilizador «uma atitude de disponibilidade» para a vontade de Deus.

A aplicação, dirigida especialmente para os jovens, permite também a integração numa «rede social de oração», possibilitando colocar num “mural eletrónico” as próprias intenções de oração e rezar pelas intenções do papa ou de outros utilizadores da plataforma, explica a página do projeto.

As propostas diárias estão disponíveis no site da internet, através da descarga (“download”) da aplicação, nas redes sociais (“Facebook” e “Twitter”) e correio eletrónico, pelo que cada utilizador tem à disposição várias opções de obter os conteúdos e de os meditar.

No caso da aplicação, é possível definir o período do dia em que se deseja receber a oração da manhã, bem como definir uma hora para receber «uma frase inspiradora», ou optar pelo modo aleatório.

«À noite podes também definir a hora em que queres fazer uma revisão do dia, agradecendo algo bom que tenha acontecido, pedindo perdão por algo que não correu bem e recebendo um desafio concreto para o dia seguinte», esclarece o site.

A sessão de lançamento, marcada para o Carmelo de S. José, às 10h00, conta com a presença do presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, D. Antonino Dias, do secretário nacional do Apostolado da Oração, padre António Valério, SJ, e do diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, padre Eduardo Novo, bem como de Juan Della Torre, gestor de La Machi, organismo que assume o desenvolvimento e estratégia de comunicação do projeto “Click To Pray”.

O Secretariado Nacional do Apostolado da Oração, inserido no universo dos Jesuítas, é também responsável pela plataforma “Passo a Rezar”, iniciativa de oração digital lançada há quase cinco anos e que conta com uma média diária de 11 mil descargas de conteúdos.

O “Click to Pray” resulta da parceria com o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil e tem o apoio da Agência Ecclesia, Aleteia, e do grupo R/com (Renascença).

Fonte: Rui Jorge Martins | SNPC

vida eclesial